Importância do Planejamento Virtual em Cirurgia Ortognática – 3D

O sucesso da Cirurgia Ortognática depende, não apenas das técnicas cirúrgicas, mas também de um planejamento cirúrgico cuidadoso para mensurar os movimentos realizados nas superfícies ósseas e prever o resultado final dos tecidos moles. Durante décadas, esses planejamentos foram executados utilizando exames radiográficos bidimensionais e traçados manuais.

Como funciona o Planejamento Virtual?

Atualmente, com exames de imagem tridimensionais e programas de planejamento virtual, é possível realizar o planejamento cirúrgico de nossos pacientes com maior fidelidade e precisão.

Com a utilização de uma Tomografia Computadorizada, modelos de gesso escaneados e fotos clínicas realizadas em um ambiente controlado, é possível replicar em um ambiente virtual a realidade clínica do paciente. Assim, o cirurgião consegue planejar cortes ósseos mais adequados para cada tipo de deformidade dentofacial e movimentar os segmentos ósseos de forma mais precisa enquanto avalia as novas posições e define a melhor posição, contribuindo para alcançar um menor tempo de cirurgia.

Além disso, uma simulação do aspecto final da face é gerada em tempo real. Isso permite que o tratamento seja melhor direcionado. O planejamento é então exportado para impressoras 3D que geram guias cirúrgicas para replicar o planejado na mesa de cirurgia, com precisão de décimos de milímetros.

Na Neo Face todo o planejamento virtual dos pacientes é realizado, na própria clínica, pela equipe cirúrgica que conhece o paciente e realizará a cirurgia.

Atenção!

A utilização de um protocolo computadorizado de planejamento para cirurgia ortognática não dispensa um bom preparo ortodôntico pré-operatório. Também não diminui a necessidade de um acompanhamento multiprofissional no período pós-cirúrgico.

Recomendamos você a sempre buscar bons profissionais para realizarem um diagnóstico correto e cuidar muito bem de sua saúde.

Nos acompanhe também no Instagram e página no Facebook.

Dr. Diogo Macedo
Cirurgião Bucomaxilofacial
CRO/SP: 104657

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *