Implante dentário em São Paulo: saiba onde fazer o tratamento

A implantodontia disponibiliza diferentes técnicas para substituir dentes perdidos. Cada uma atende a necessidades distintas, por isso, para fazer um implante dentário em São Paulo é fundamental escolher com cautela a clínica e os profissionais que realizarão os procedimentos.

Afinal, o implante dentário envolve técnicas cirúrgicas e ainda é preciso considerar as características do paciente e de seu estilo de vida, bem como preservar a saúde bucal e dar atenção à estética do sorriso. Por isso a importância de ser assessorado por uma equipe experiente.

Como existem muitas opções de clínicas, preparamos este artigo para apresentar alguns fatores que você deve considerar na hora de escolher onde fazer um tratamento com implante. Continue lendo e veja como tomar uma boa decisão!

Sobre o implante dentário

Sabe por que é muito importante escolher com cuidado o lugar onde você fará seu implante dentário em São Paulo? É porque esse tratamento envolve diversas variáveis e todas influenciam nos resultados funcionais e estéticos, o que requer um ótimo planejamento.

O tratamento com implante consiste em fixar um pino metálico, geralmente de titânio, no osso alveolar, que mantém a raiz dos dentes presa na boca. Assim, cria-se uma raiz artificial que servirá como base para a prótese. Existem diferentes tipos de implantes:

  • unitário — cada prótese tem a sua própria raiz artificial;
  • 2 x 3 — substitui 3 dentes em sequência com apenas 2 implantes;
  • prótese protocolo — substitui todos os dentes perdidos com uma prótese total fixa encaixada sobre 4 a 8 implantes;
  • prótese overdenture — também substitui todos os dentes perdidos, mas com 2 a 4 implantes para encaixar uma prótese removível;
  • carga imediata — a prótese é instalada logo após a cirurgia, sem esperar o tempo de cicatrização no pós-operatório (osseointegração).

Sendo assim, é possível substituir somente um dente perdido, vários ou todos eles. Mas não é somente isso que influencia o tratamento. Cada paciente apresenta necessidades e características distintas, pois a densidade do osso varia, algumas pessoas precisam de enxertos, os dentes faltosos podem ser na região estética ou posterior, entre outros.

Portanto, os profissionais precisam ser bem capacitados e ter experiência para analisar todas essas variáveis e definir qual será a melhor opção em cada caso. Além disso, a clínica deve ter uma excelente estrutura para dar todo o suporte e segurança ao paciente.

Funcionamento do implante dentário

Conforme explicamos, o implante dentário funciona como uma raiz dentária. Ele fica preso ao osso e não pode ser retirado de lá. Ele se mantém totalmente fixo e, assim, a prótese que vai sobre ele é tão forte quanto um dente natural.

O processo para colocação do implante dentário será dividido basicamente em 2 etapas. A primeira parte consiste na cirurgia. É feita a perfuração do osso e a inserção do pino metálico. A gengiva é fechada e o paciente volta para casa, a fim de aguardar o período de osseointegração (quando o osso se recupera e envolve o implante.).

A segunda parte ocorre em um período de até 6 meses após a primeira, tempo que varia de acordo com a velocidade da cicatrização em cada paciente. Agora, a prótese definitiva será fixada sobre o implante para finalizar o tratamento.

Resultados do implante dentário

O resultado esperado em um tratamento de sucesso é, principalmente, a reparação total da arcada dentária. Dessa forma, contribui para recuperação de suas funções e oferece mais segurança ao falar, mastigar e sorrir.

Também consegue-se alcançar uma melhor estética dental, uma vez que não haverá dentes faltosos na boca e o sorriso ficará mais agradável. Isso interfere positivamente na autoestima, proporcionando um tratamento mais discreto e duradouro, o que as dentaduras não oferecem.

Quando fazer um implante dentário

O ideal é que o implante seja realizado em um curto período após a perda de um dente. Além de a falta dele ser negativa por si só, tanto para a estética quanto para a funcionalidade das arcadas, ela ainda acarreta a perda óssea e outros problemas.

A falta de um dente afeta todos os outros, podendo causar desalinhamentos, desgastes e disfunções na ATM, comprometendo a funcionalidade das arcadas. No entanto, o implante não é recomendado para crianças e adolescentes. Também é necessário manter uma boa saúde orgânica e bucal.

Benefícios do implante dentário

Esse tipo de cirurgia traz diversos benefícios para o paciente, tanto funcionais quanto estéticos. Veja!

Instagram Neo FacePowered by Rock Convert

Funcionais

O implante dentário recupera as funções da arcada, permitindo que a mastigação seja realizada de forma adequada e sem complicações. Isso evita sobrecarga na dentição e problemas na ATM. Também contribui com a fala, pois a falta de dentes afeta a articulação de sons.

Estéticos

Muitas pessoas têm sua autoestima afetada por causa da vergonha de seus dentes. Os implantes trabalham com muita eficiência nesse sentido, valorizando o sorriso por completar a arcada. Também é feito sob medida para cada paciente, harmonizando perfeitamente com a face e alcançando resultados mais naturais.

Consulta de avaliação para colocar implantes

O primeiro passo é a consulta com o cirurgião dentista especializado para avaliar a saúde bucal e geral. Ele solicitará exames e definirá os procedimentos com base nas necessidades do paciente. Será avaliada a condição dos dentes, se há ou não perda óssea, a quantidade de implantes, entre outros.

Então, será decidido o tipo de implante, o material da prótese, a melhor técnica cirúrgica, as características do dente artificial e o tipo de cirurgia. Caso haja perda óssea, antes de colocar o implante será preciso fazer um enxerto ósseo.

Cuidados pré e pós-colocação de implante

Como qualquer cirurgia ou procedimento delicado, a realização de implantes dentários exige alguns métodos de segurança que o paciente deve seguir antes e depois do tratamento. A fase pré-colocação do implante envolve a avaliação minuciosa, o tratamento de eventuais doenças bucais, o cuidado usual com a boca e a abstenção do tabaco.

Já a pós-operação segue com cuidados simples. Baseiam-se em uma alimentação leve, evitando o que poderia prejudicar a recuperação, como bebidas ou alimentos muito quentes, alimentos duros ou condimentados e ácidos.

Manter a higiene bucal é essencial, bem como evitar bebidas alcoólicas e o cigarro. Também é preciso evitar movimentos que possam lesionar o local, como sugar, cuspir ou realizar bochechos vigorosos. Caso o especialista receite medicações, devem ser administradas corretamente.

Onde fazer implante dentário em São Paulo

Como você pôde ver, a substituição de dentes perdidos é uma técnica que envolve diversos detalhes e todos eles influenciam o sucesso do tratamento. Por isso, se você precisar fazer um implante dentário em São Paulo, considere os fatores que listaremos a seguir a fim de escolher a melhor clínica.

Especialização dos profissionais

Para fazer um implante dentário em São Paulo é fundamental que você procure um implantodontista ou cirurgião bucomaxilofacial. O profissional deve ser formado nessa área e, preferencialmente, ter em seu currículo outros treinamentos e especializações na área como complemento.

Depoimento de outros pacientes

Procure ouvir a opinião de pacientes que já realizaram tratamentos na clínica em que você pretende fazer o implante. Veja o depoimento deles, confira se ela oferece um bom atendimento, se tudo é feito de forma personalizada e se foram alcançados bons resultados.

Estrutura da clínica

A clínica precisa ter uma excelente estrutura, o que envolve a parte física, equipe, equipamentos, instrumentos, entre outros. É muito importante que ela seja completa para oferecer conforto e segurança aos pacientes.

Opções de tratamento

Como explicamos, existem diferentes tipos de implante e técnicas. Portanto, verifique se a clínica também oferece todos eles para que você tenha certeza de que as suas necessidades serão bem supridas ali.

Investimento em tecnologia

A implantodontia passou por muitas atualizações e hoje estão disponíveis tecnologias modernas que promovem um tratamento rápido, com melhores resultados funcionais e estéticos. Portanto, verifique se a clínica investe em tais recursos e se as técnicas empregadas e os materiais utilizados têm um embasamento científico.

Vários detalhes devem ser considerados na substituição de dentes perdidos. Por isso, se você for fazer um implante dentário em São Paulo, analise todos os fatores que apontamos aqui para receber um atendimento de qualidade.

Quer garantir um belo sorriso com uma equipe altamente qualificada? Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Agendar consulta Neo FacePowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *