A Cirurgia Ortognática tem como principal objetivo o reposicionamento dos ossos maxilares beneficiando a correção funcional, melhoria da parte respiratória e estética facial. Por consequência, gera aumento da autoestima e qualidade de vida dos pacientes.
É um método terapêutico multidisciplinar em que o trabalho integrado é fundamental para o seu sucesso. Todos os profissionais envolvidos precisam ter total conhecimento dos problemas existentes, objetivos a serem alcançados e suas estratégias de execução. Dentre outras especialidades da Odontologia, estão envolvidas a cirurgia bucomaxilofacial, ortodontia, fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia.
Os principais objetivos são a melhora da função, estética e parte psicológica dos pacientes.
Do ponto de vista funcional, buscamos a correção de alterações como má oclusão, disfunções nas articulações temporomandibulares, problemas na mastigação e deglutição dos alimentos, dores miofaciais (nos músculos da face), dificuldades na parte respiratória, na fonação etc.
Em consequência do reposicionamento dos maxilares, os pacientes ficam com suas estruturas ósseas faciais bem posicionadas. Isso deixa o perfil facial mais harmônico, gerando a melhoria na estética do rosto.
O benefício psicológico da cirurgia ortognática é uma consequência de todo o processo. Assim, com a melhoria da qualidade de vida e estética facial mais harmônica, os pacientes tendem a ter o aumento de sua autoestima.
O correto diagnóstico dessas deformidades faciais deve ser baseado na queixa principal dos pacientes. Ele é feito com um estudo da oclusão dentária e análise de exames complementares (como radiografias e tomografias computadorizadas de face).
Também é realizada uma análise facial, observando criteriosamente simetria, contornos faciais e harmonia de suas estruturas anatômicas, assim como exposição dos dentes incisivos centrais superiores, o preenchimento da área paranasal, a relação lábio-dente, a projeção do mento (queixo) e a distância mento-cervical.
O conhecimento das alterações faciais, diante dos diferentes tipos de movimentos realizados na maxila ou na mandíbula, se faz necessário para melhor diagnóstico, planejamento e previsibilidade dos resultados pós-operatórios.
Estimulamos você a encontrar uma equipe multidisciplinar que entenda muito bem todas as suas queixas, necessidades e anseios. Dessa forma, pode realizar um correto diagnóstico dos seus problemas e propor um plano de tratamento adequado.
Além de conhecer nosso site e blog, convidamos você a acompanhar nossa página no Facebook e Instagram
Dr. Luciano Del Santo
Responsável técnico
CRO/SP: 62826
Por: Dr. Luciano Del Santo Apesar de pouco discutida fora do ambiente clínico, a fratura de…
Por: Dr. Luciano Del Santo Problemas como dores ao mastigar, estalos ao abrir a boca, desalinhamento…
Por: Dr. Luciano Del Santo Dores na mandíbula, estalos ao abrir e fechar a boca e…
Por: Dr. Luciano Del Santo Algumas pessoas associam a cirurgia ortognática exclusivamente à busca por…
Por: Dr. Luciano Del Santo Uma dor de cabeça persistente, zumbidos no ouvido, estalos…
Por: Dr. Luciano Del Santo A dor orofacial é uma condição que afeta milhões…