O que é?

A Cirurgia Ortognática tem como principal objetivo o reposicionamento dos ossos maxilares beneficiando a correção funcional, melhoria da parte respiratória e estética facial. Por consequência, gera aumento da autoestima e qualidade de vida dos pacientes.

É um método terapêutico multidisciplinar em que o trabalho integrado é fundamental para o seu sucesso. Todos os profissionais envolvidos precisam ter total conhecimento dos problemas existentes, objetivos a serem alcançados e suas estratégias de execução. Dentre outras especialidades da Odontologia, estão envolvidas a cirurgia bucomaxilofacial, ortodontia, fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia.

Objetivos da Cirurgia Ortognática

Os principais objetivos são a melhora da função, estética e parte psicológica dos pacientes.

1- Funcional

Do ponto de vista funcional, buscamos a correção de alterações como má oclusão, disfunções nas articulações temporomandibulares, problemas na mastigação e deglutição dos alimentos, dores miofaciais (nos músculos da face), dificuldades na parte respiratória, na fonação etc.

2- Estética

Em consequência do reposicionamento dos maxilares, os pacientes ficam com suas estruturas ósseas faciais bem posicionadas. Isso deixa o perfil facial mais harmônico, gerando a melhoria na estética do rosto.

3- Psicológico

O benefício psicológico da cirurgia ortognática é uma consequência de todo o processo. Assim, com a melhoria da qualidade de vida e estética facial mais harmônica, os pacientes tendem a ter o aumento de sua autoestima.

Instagram Neo Face

O Diagnóstico

O correto diagnóstico dessas deformidades faciais deve ser baseado na queixa principal dos pacientes. Ele é feito com um estudo da oclusão dentária e análise de exames complementares (como radiografias e tomografias computadorizadas de face).

Também é realizada uma análise facial, observando criteriosamente simetria, contornos faciais e harmonia de suas estruturas anatômicas, assim como exposição dos dentes incisivos centrais superiores, o preenchimento da área paranasal, a relação lábio-dente, a projeção do mento (queixo) e a distância mento-cervical.

O conhecimento das alterações faciais, diante dos diferentes tipos de movimentos realizados na maxila ou na mandíbula, se faz necessário para melhor diagnóstico, planejamento e previsibilidade dos resultados pós-operatórios.

Estimulamos você a encontrar uma equipe multidisciplinar que entenda muito bem todas as suas queixas, necessidades e anseios. Dessa forma, pode realizar um correto diagnóstico dos seus problemas e propor um plano de tratamento adequado.

Além de conhecer nosso site e blog, convidamos você a acompanhar nossa página no Facebook e Instagram

Dr. Luciano Del Santo
Responsável técnico
CRO/SP: 62826

Agendar consulta Neo Face

6 thoughts on “Cirurgia Ortognática – Tudo que você precisa saber”

  1. Boa noite, tenho 3 meses de pos cirurgia ortognatica e retirei os elasticos. Percebi que a mordida abriu um pouquinho, meu dente superior frontal encostava no braquete do dente inferior e agora está com 1 milimetro ou mais de distância.
    A dúvida é se deveria ter deixado mais tempo com elástico, se devo colocar novamente?
    Por favor me responda pra eu ficar mais em paz, tenho medo de voltar a mordida aberta!
    Muito obrigado!

  2. Prezado Rodrigo:

    A elastoterapia é utilizada para “guiar” a musculatura em uma nova posição no pós operatório imediato. Durante toda a sua vida a musculatura trabalhou em um vetor de força e, como o procedimento cirúrgico e reposicionamento dos maxilares, essa posição muscular é alterada. Essa musculatura precisa de readaptação e para isso são utilizados elásticos intermaxilares.

    O correto em um pós operatório imediato é que a oclusão esteja o mais estável possível. Não são os elásticos que irão fechar essa mordida aberta. Isso precisaria ter ocorrido na cirurgia.

    É preciso checar se a fixação utilizada em seu caso não foi prejudicada/alterada e com isso houve recidiva do problema.

    Saudações,

    Dr. Luciano Del Santo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *