Engana-se quem pensa que uma boca saudável depende apenas de fio dental e escovação. A raspagem de língua também é parte fundamental no processo de higienização para eliminar a proliferação de bactérias, fungos e mau hálito e outros problemas que surgem na região. Saiba que apesar de ser simples raspar a língua é preciso tomar alguns cuidados.
Isso porque, muitas vezes, o aspecto e a frequência da saburra da língua estão relacionadas aos mais diversos problemas no organismo. Sem contar que fazer a raspagem de maneira correta também se mostra indispensável para evitar lesões na língua e alcançar os melhores resultados.
Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais para manter a saúde da boca com uma boa raspagem de língua. Acompanhe:
A limpeza correta da boca envolve ter atenção especial com a língua. Por este motivo, a raspagem deve ser feita corretamente como forma de tornar a escovação muito mais efetiva. A maioria das pessoas, por desconhecimento, opta por fazer esse tipo de higienização com a própria escova de dentes.
No entanto, o raspador se torna essencial para garantir que a sujeira acumulada seja eliminada. A região concentra bactérias, fungos e outros tipos de toxinas que causam problemas além do hálito. Por exemplo, quando a língua não é raspada adequadamente, nosso organismo tende a reabsorver os resíduos e, assim, os problemas respiratórios e digestivos são potencializados.
Vale levar em consideração que a vitalidade também é afetada. Afinal, a digestão começa na boca por meio da identificação de sabores. Como consequência, deixar de remover as toxinas prejudica o paladar e ainda é um dos principais causadores do mau hálito.
A higienização frequente da língua ajuda na qualidade de vida e impacta a saúde em longo prazo. Esse hábito , quando incluído na rotina, purifica ainda a mente e o corpo, segundo a medicina Ayurveda. Veja, abaixo, os principais benefícios:
Saiba que o excesso de saburra não revela apenas problemas na higienização bucal como também mostra que algo está errado no seu organismo. Conheça os outros motivos que levam ao aparecimento da saburra lingual, também conhecida como pátina branca:
Dessa forma, mesmo que você invista em uma limpeza de língua adequada e mantenha a higiene dos dentes e gengivas impecável, a pátina branca pode voltar por esses outros fatores que merecem avaliação do especialista em alguns casos. Mas sempre que notar a frequência da saburra, converse com o seu dentista para que juntos identifiquem a origem.
O processo de raspagem de língua costuma ser bastante simples. O que você precisa fazer é ter um equipamento mínimo em mãos que é um raspador específico. No mercado, existem diversos tipos desde plástico até o de cobre, por exemplo, que tem propriedades bactericidas e não precisa ser trocado com tanta frequência. Normalmente, eles têm o formato de uma colher ou em “U” com um cabo de apoio. Veja, a seguir, o passo a passo:
A raspagem de língua é essencial para a saúde bucal completa. A frequência do procedimento varia conforme a necessidade de cada pessoa. Você pode até realizá-lo mais de uma vez ao dia, porém, de manhã é momento principal, já que a língua passa a noite inteira recebendo toxinas do corpo, que são eliminadas através dela enquanto dormimos.
Gostou das informações do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como fazer a raspagem da língua.
Por: Dr. Luciano Del Santo Apesar de pouco discutida fora do ambiente clínico, a fratura de…
Por: Dr. Luciano Del Santo Problemas como dores ao mastigar, estalos ao abrir a boca, desalinhamento…
Por: Dr. Luciano Del Santo Dores na mandíbula, estalos ao abrir e fechar a boca e…
Por: Dr. Luciano Del Santo Algumas pessoas associam a cirurgia ortognática exclusivamente à busca por…
Por: Dr. Luciano Del Santo Uma dor de cabeça persistente, zumbidos no ouvido, estalos…
Por: Dr. Luciano Del Santo A dor orofacial é uma condição que afeta milhões…