Ao notar uma lesão que não cicatriza na parte interna da boca, muitas pessoas não desconfiam de tumor. Saiba que os tumores odontogênicos podem atingir diferentes áreas da cavidade oral e ocorrem com mais frequência nos lábios inferiores.

Quando diagnosticados precocemente e tratados de maneira adequada, as chances de cura são de aproximadamente 80%. Ou seja, o grande segredo para preservar a saúde é fazer visitas frequentes ao dentista e conhecer todos os riscos e sintomas para manter uma rotina com bons hábitos.

Quer saber mais? Vamos tirar as suas dúvidas sobre o assunto e explicar como funcionam os tumores odontogênicos. Acompanhe.

Conheça os principais sintomas

O câncer de boca afeta diversas regiões da cavidade oral, incluindo os lábios, as laterais da boca e da língua, as bochechas, os assoalhos da boca e o palato. Além disso, a garganta, a laringe e os seios da face também podem ser atingidos.

Esse tipo de diagnóstico deve ser feito pelo profissional cirurgião-dentista, para avaliar se realmente se trata de uma patologia cancerígena ou de um tumor no dente benigno.

Veja a seguir os principais sintomas de anormalidade na cavidade oral!

Dificuldade de mastigar e de engolir

A maioria dos tumores que envolvem as glândulas salivares não são cancerígenos. Assim, quando notar qualquer anormalidade na região que levante suspeitas, o paciente não pode ter medo de relatar todos os sintomas ao seu dentista de confiança.

A dificuldade de mastigação e de engolir pode ser causada também por inflamações na garganta ou outras doenças. No entanto, quando aparecem em um quadro cancerígeno, significa que a situação já está em um estágio mais avançado.

Instagram Neo Face

Manchas

Além de lesões na cavidade oral e bucal que não cicatrizam por mais de 15 dias, outra indicação de problemas é o aparecimento de manchas, placas vermelhas ou esbranquiçadas. Elas podem surgir, especialmente, na língua, no céu da boca, nas gengivas e nas bochechas. Esse quadro pré-canceroso tende a se tornar perigoso quando não tratado.

Dentes amolecendo

Quando os dentes começam a amolecer sem motivo aparente, é necessário ligar o alerta vermelho. Os tumores odontogênicos, muitas vezes, demoram a apresentar sinais, e esse sintoma pode ser confundido com periodontite, que acontece por conta da inflamação do tecido gengival e dos espaços interdentais.

Sem contar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os dentes não amolecem com o avançar da idade. Ou seja, toda vez que um quadro como esse aparecer sem uma lesão evidente, é indispensável procurar um profissional da área.

Rouquidão persistente

Muito associada aos fumantes, a rouquidão persistente também pode ser um sinal de tumores odontogênicos. Normalmente, esse quadro acontece por uso indevido da voz ou é consequência de inflamações na garganta. No entanto, quando não apresenta melhoras por mais de 15 dias, o ideal é buscar sua associação com outros sintomas, para fazer um relato completo ao especialista.

Entenda como funciona o tratamento

Ao ter o diagnóstico concluído, o paciente passa por etapas diferentes no tratamento. De maneira geral, os dentistas e profissionais de saúde fazem o exame físico de toda a cavidade bucal, e as lesões devem ser apalpadas ou visualizadas com o auxílio de instrumentos para avaliar o tamanho da sua extensão.

O diagnóstico precoce facilita muito a jornada do paciente no tratamento. A maioria dos casos envolve cirurgia oncológica e radioterapia ou quimioterapia. Porém, a avaliação médica da situação de cada caso determina a intensidade dos métodos utilizados.

Quando desconfiar de um tumor na cavidade oral, é indispensável avaliar os sintomas e procurar um profissional de confiança. Assim, fica mais simples tirar todas as suas dúvidas e se manter atualizado sobre as diferentes formas de manter a saúde bucal. Além disso, fumantes e consumidores de bebida alcoólica em excesso devem ter o dobro de cuidado com os tumores odontogênicos.

Gostou das informações deste artigo? Então, leia também sobre as características dos tumores odontogênicos e se mantenha informado.

Agendar consulta Neo Face

One thought on “Câncer de boca: saiba o que é, sintomas e melhores tratamentos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *