Conhecer os sintomas de periodontite é muito importante para que o próprio paciente consiga identificar o problema e buscar a ajuda do dentista. Afinal, essa doença bucal não se cura sozinha e ainda pode evoluir, tornando-se mais extensa e complexa.

A periodontite é uma inflamação que atinge os tecidos periodontais, aqueles que servem como base para os dentes. Ela acontece, principalmente, quando a gengivite (inflamação que afeta a gengiva) não é tratada e se estende para outros tecidos bucais. Pessoas que negligenciam a higiene bucal, fumantes, gestantes e diabéticos estão muito sujeitos a esse problema.

Porém, como ele está relacionado com a formação da placa bacteriana, qualquer pessoa pode ter periodontite. Por isso, preparamos este artigo para que você conheça os principais sintomas e veja como é feito o tratamento. Continue lendo para aprender a cuidar bem dos seus dentes!

Principais sintomas da periodontite

Alguns sintomas de periodontite são parecidos com os da gengivite, no entanto, como essa inflamação é mais grave, as manifestações tendem a ser intensas, apresentando ainda alguns sinais diferentes. Veja, a seguir, quais são os principais indícios dessa doença bucal.

1. Sangramentos gengivais

Como há uma inflamação em curso, a periodontite provoca sangramentos nas gengivas. Eles podem ocorrer durante a escovação, o uso do fio dental ou a mastigação. Porém, dependendo da gravidade do problema, os sangramentos ocorrem de forma espontânea.

2. Mau hálito

O mau hálito decorrente da gengivite acontece por causa de vários fatores, como em função do acúmulo de placa bacteriana, do comprometimento dos tecidos bucais e a presença de resíduos de sangue. Por isso, o odor ruim na boca é um dos sintomas característicos da periodontite e, geralmente, não cessa após a higiene bucal.

3. Alterações na gengiva

Algumas alterações podem ser notadas nas gengivas quando há uma periodontite em curso, sendo alguns dos seus sintomas:

  • inchaços;
  • alteração de cor;
  • sensibilidade;
  • retratação.

Nesse último caso, as gengivas ficam mais curtas e podem descolar dos dentes. Como consequência, ocorre a sensibilidade dentinária e ainda prejuízos para a estética do sorriso, pois há a impressão de que os dentes estão maiores.

Instagram Neo Face

4. Mudança na posição dos dentes

A periodontite afeta todos os tecidos que envolvem e sustentam os dentes. Eles ficam comprometidos e, em alguns casos, são reabsorvidos pelo organismo. Sendo assim, a dentição pode sofrer alterações em sua posição, fazendo com que os dentes se afastem, girem ou fiquem desalinhados.

5. Motilidade dentária

Como os tecidos que sustentam os dentes fixos na boca estão comprometidos, outro dos sintomas da periodontite é a motilidade dentária. Como a base da dentição não tem mais uma boa qualidade, aos poucos os dentes ficam moles até se soltarem completamente da boca.

Tratamento da periodontite

Ao perceber qualquer um desses sintomas da periodontite é fundamental procurar o dentista, porque a tendência é o problema evoluir e se agravar cada vez mais. Felizmente, ele pode ser tratado com procedimentos de periodontia, sendo que uma das primeiras medidas adotadas pelo profissional é a remoção dos resíduos de alimento.

É feita uma limpeza para retirar a placa bacteriana e o tártaro com o intuito de eliminar os micro-organismos que estão causando a inflamação. O paciente também poderá precisar de medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos, dependendo da gravidade do caso.

Se o problema estiver ainda mais complexo, há necessidade de uma cirurgia. Ela é feita para retirar o tártaro aderido muito profundamente e quando é preciso trabalhar a gengiva, como para fazer enxertos, a fim de devolver a proteção para os dentes.

Alguns produtos de uso diário, como o creme dental e o enxaguante bucal, podem ser recomendados. Nesse caso, o dentista indica fórmulas específicas para uso terapêutico, visando desacelerar a inflamação e combater micro-organismos.

Ao perceber qualquer um desses sintomas de periodontite, mesmo que não haja incômodos significativos ou dores, é fundamental procurar um dentista. Desse modo, o tratamento será mais simples e a recuperação rápida, evitando que haja um grande comprometimento dos tecidos bucais, que poderia levar à perda dos dentes.

Contar com um profissional qualificado é fundamental para tratar corretamente a periodontite e evitar novos episódios. Confira algumas dicas para escolher um bom dentista em São Paulo.

Agendar consulta Neo Face

One thought on “5 sintomas de periodontite que você precisa estar atento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *