Engana-se quem pensa que uma boca saudável depende apenas de fio dental e escovação. A raspagem de língua também é parte fundamental no processo de higienização para eliminar a proliferação de bactérias, fungos e mau hálito e outros problemas que surgem na região. Saiba que apesar de ser simples raspar a língua é preciso tomar alguns cuidados.

Isso porque, muitas vezes, o aspecto e a frequência da saburra da língua estão relacionadas aos mais diversos problemas no organismo. Sem contar que fazer a raspagem de maneira correta também se mostra indispensável para evitar lesões na língua e alcançar os melhores resultados.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas essenciais para manter a saúde da boca com uma boa raspagem de língua. Acompanhe:

Entenda o que é a raspagem de língua

A limpeza correta da boca envolve ter atenção especial com a língua. Por este motivo, a raspagem deve ser feita corretamente como forma de tornar a escovação muito mais efetiva. A maioria das pessoas, por desconhecimento, opta por fazer esse tipo de higienização com a própria escova de dentes.

No entanto, o raspador se torna essencial para garantir que a sujeira acumulada seja eliminada. A região concentra bactérias, fungos e outros tipos de toxinas que causam problemas além do hálito. Por exemplo, quando a língua não é raspada adequadamente, nosso organismo tende a reabsorver os resíduos e, assim, os problemas respiratórios e digestivos são potencializados.

Vale levar em consideração que a vitalidade também é afetada. Afinal, a digestão começa na boca por meio da identificação de sabores. Como consequência, deixar de remover as toxinas prejudica o paladar e ainda é um dos principais causadores do mau hálito.

Instagram Neo Face

Principais benefícios

A higienização frequente da língua ajuda na qualidade de vida e impacta a saúde em longo prazo. Esse hábito , quando incluído na rotina, purifica ainda a mente e o corpo, segundo a medicina Ayurveda. Veja, abaixo, os principais benefícios:

  • combate ao mau hálito;
  • desintoxicação do corpo;
  • renovação do paladar;
  • dentes e gengivas saudáveis;
  • melhora do sistema imunológico;
  • digestão mais rápida;
  • redução na produção de catarro.

Veja o que prejudica a saúde da língua

Saiba que o excesso de saburra não revela apenas problemas na higienização bucal como também mostra que algo está errado no seu organismo. Conheça os outros motivos que levam ao aparecimento da saburra lingual, também conhecida como pátina branca:

  • uso de antibióticos e antifúngicos;
  • infecções na boca ou nos dentes;
  • doenças hepáticas ou gastrointestinais;
  • dificuldades de digestão;
  • tabagismo;
  • dieta pobre em fibras;
  • gripe.

Dessa forma, mesmo que você invista em uma limpeza de língua adequada e mantenha a higiene dos dentes e gengivas impecável, a pátina branca pode voltar por esses outros fatores que merecem avaliação do especialista em alguns casos. Mas sempre que notar a frequência da saburra, converse com o seu dentista para que juntos identifiquem a origem.

Aprenda a fazer o passo a passo

O processo de raspagem de língua costuma ser bastante simples. O que você precisa fazer é ter um equipamento mínimo em mãos que é um raspador específico. No mercado, existem diversos tipos desde plástico até o de cobre, por exemplo, que tem propriedades bactericidas e não precisa ser trocado com tanta frequência. Normalmente, eles têm o formato de uma colher ou em “U” com um cabo de apoio. Veja, a seguir, o passo a passo:

  1. escove os dentes e use o fio dental normalmente;
  2. abra bem a boca e insira o raspador de língua no ponto mais acessível ao topo da língua;
  3. aplique uma pressão suave em direção ao final da língua;
  4. lave o raspador com água após a primeira passagem. Você vai notar a secreção retirada em torno do raspador;
  5. repita o processo quantas vezes necessário;
  6. enxague bem a boca e lave bem o raspador com água morna e sabão.

A raspagem de língua é essencial para a saúde bucal completa. A frequência do procedimento varia conforme a necessidade de cada pessoa. Você pode até realizá-lo mais de uma vez ao dia, porém, de manhã é momento principal, já que a língua passa a noite inteira recebendo toxinas do corpo, que são eliminadas através dela enquanto dormimos.

Gostou das informações do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também saibam como fazer a raspagem da língua.

Agendar consulta Neo Face

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *