Estamos vivendo uma pandemia devido ao Covid-19. A doença teve início em Wuhan, na China, se espalhou para todos os continentes e, devido ao seu alto grau de contágio, muitos governos tomaram a medida de não expor a população.
Por esse motivo, estamos em quarentena para que a contaminação em larga escala não aconteça. Ao se depararem com a nova realidade, muitas empresas optaram por deixar seus funcionários trabalharem em casa.
Se você está em casa e gostaria de saber como organizar sua rotina no home office, acompanhe este artigo. Daremos 5 dicas valiosas! Vamos lá?
1. Organize o espaço de trabalho
O primeiro passo é deixar organizado o espaço que será utilizado todos os dias. Se você não tem um lugar reservado, adapte a mesa de jantar. O importante é procurar um ambiente sossegado e sem distrações.
Nesse ambiente reservado ao trabalho, evite deixar papéis e objetos bagunçados, pois a desorganização é o inimigo número 1 do home office. O foco vai embora!
2. Defina seus horários
Trabalhando em casa é mais fácil se autoanalisar e perceber em qual período você consegue ser mais produtivo. Se tiver a necessidade de cumprir o mesmo horário que faria no trabalho, faça coisas que o incentive a estar naquele período já estabelecido pela empresa.
Uma dica é manter a rotina matinal: levantar, se arrumar e tomar café. Livre-se do pijama, pois ele traz a sensação de conforto, mas faz o cérebro entender que o dia ainda não começou e atrapalha a produtividade.
3. Faça uma lista de tarefas
Para ajudar na definição de horários, fazer uma lista com as tarefas referentes àquele dia e com as tarefas semanais auxilia na organização diária e na produtividade.
Por isso, tenha sempre à vista um plano com suas atividades diárias e semanais — isso inclui os compromissos profissionais e pessoais. Dessa forma, fica mais fácil para visualizar a sua semana e se programar melhor.
4. Reserve um tempo para os filhos
Com filhos em casa, a rotina muda um pouco, e isso é muito compreensível. As dicas anteriores são importantes para que você consiga um tempo melhor para ficar com seus filhos.
Como todos estarão em casa por um longo período, você pode intercalar os seus horários de trabalho com alguns horários reservados para eles. Se você divide as tarefas com mais pessoas, fica mais fácil gerir esse tempo.
5. Comunique a situação atual
Essa última dica é válida tanto para quem mora com você quanto para as pessoas da empresa. Com a mudança repentina da rotina, é necessário adaptar o trabalho com as tarefas de casa. Por isso, comunique às pessoas com quem se relaciona para que elas sejam compreensivas.
Se você divide suas atividades em casa com alguém, vocês podem combinar os horários que cada um pode cuidar dos filhos sem que dificulte a rotina de trabalho dos dois.
Ao seguir essas dicas, você vai perceber que é possível manter uma rotina no home office, ser produtiva em casa e ainda conciliar o tempo para ficar com os pequenos.
Compartilhe as dicas em suas redes sociais, assim mais pessoas que estão passando por esse momento também conseguirão se organizar!