A Fisioterapia Bucomaxilofacial tem como foco a reabilitação das estruturas em toda face. Terapia muito importante no pós-operatório para o resultado final do tratamento ser mais efetivo.

A importância da Fisioterapia Bucomaxilofacial

A comunicação entre o paciente e equipe cirúrgica sobre a fisioterapia bucomaxilofacial especializada, depois da cirurgia, é de extrema importância para a colaboração do paciente no tratamento. Já conhecendo as técnicas, manobras e condutas que serão realizadas desde o pós-operatório imediato, ajuda na efetividade da analgesia e controle do edema cirúrgico. Por consequência, as funções da região operada voltarão ao normal o mais breve possível.

Como funciona?

No pós-operatório imediato

Ainda no centro cirúrgico, nossos pacientes usam uma máscara facial de crioterapia, que é o uso contínuo de temperatura fria constante para controle imediato da dor e do edema pós cirúrgico. Esse tratamento pode variar de 24 a 48 horas, dependendo do caso.

Após o terceiro dia de pós-operatório

Nesse momento, o paciente já tem condições de ser encaminhado à fisioterapia bucomaxilofacial na clínica. A primeira etapa é a drenagem facial para controle do edema.

Instagram Neo Face

Após a avaliação pós-operatória e controle do edema

Nessa fase, são iniciadas todas as técnicas de fisioterapia bucomaxilofacial de acordo com a necessidade do paciente. Assim, gradativamente, se restabelece as atividades de rotina, manutenção da força e resistência muscular, com volta precoce de mímicas faciais. Ocorre também a aceleração do retorno da parestesia caso haja necessidade, e recupera a melhora da abertura de boca do paciente.

É essencial que o paciente esteja comprometido em realizar corretamente o tratamento fisioterápico comparecendo às sessões e realizando em casa tudo aquilo que é solicitado pelo terapeuta.

Esse acompanhamento pós-operatório com bons profissionais é muito importante para o resultado mais efetivo do tratamento.

Nos acompanhe também no Instagram e página no Facebook.

Dra. Caroline Gomes
Fisioterapeuta
CREFITO: 3/152729F

Agendar consulta Neo Face

5 thoughts on “O que é a Fisioterapia Bucomaxilofacial?”

  1. Eu e os outros cirurgiões da Neo Face temos a satisfação e facilidade em ter ao nosso lado diariamente a Dra. Caroline, que possui muita experiência em fisioterapia bucomaxilofacial, com técnicas, condutas e exercícios específicos para essa área. É comum termos pacientes que passaram com fisioterapeutas que não possuem expertise na bucomaxilofacial e os resultados são muito aquém do esperado.
    Lembrando que o procedimento cirúrgico é PARTE do tratamento, tendo junto colaboração do paciente e uma fisioterapia específica.

    Recomendo que busquem profissionais com larga experiência nos procedimentos bucomaxilofaciais.

    Até !

  2. Eu e os outros cirurgiões da Neo Face temos a satisfação e facilidade em ter ao nosso lado a Dra. Caroline que é uma fisioterapeuta com grande experiência e condutas e tratamentos para a cirurgia bucomaxilofacial.

    Essa área é muito específica e se o profissional não possui expertise no assunto, os resultados pós operatórios do pacientes ficam muito aquém daquilo que poderia ser.

    Lembrando que um procedimento cirúrgico é apenas PARTE do tratamento, envolvendo outras áreas e a fisioterapia é extremamente importante principalmente para retorno precoce às atividades funcionais, melhora da abertura bucal e outros.

    Recomendo aos pacientes pesquisarem e se tratarem com profissionais qualificados e com expertise em sua área de atuação.

    Saudações,

    Dr. Del Santo

  3. Dra. Caroline uma ótima profissional que esteve comigo durante a cirurgia e pós cirurgia, estou muito satisfeita
    Só tenho a agradecer ao Dr. Carlos e a equipe maravilhosa que realizou não só meu sonho mais que tbm devolveu minha saúde, e melhorou meu estilo de vida 🥰

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *