Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quando a articulação temporomandibular não funciona corretamente, desenvolve-se o problema chamado de DTM (Disfunção da Articulação Temporomandibular). Essa condição pode ser tratada de diferentes formas, mas em alguns casos é preciso fazer a cirurgia de ATM.

Essa intervenção é uma forma eficaz de recuperar o correto movimento da articulação, eliminando os sinais e sintomas causados pela DTM e preservando todas as demais estruturas da face. Mas você sabe em quais casos é realmente preciso fazer a cirurgia? Então, continue lendo este artigo.

Apresentaremos 2 técnicas cirúrgicas diferentes, falando sobre cada uma delas, e ainda explicaremos quais são as indicações desse procedimento e o que acontece no pós-operatório. Acompanhe!

O que é a cirurgia de ATM?

DTM é a sigla utilizada para se referir às disfunções que afetam a articulação temporomandibular. Esses problemas prejudicam a correta função dessa estrutura e podem levar ao seu desgaste, além de provocar diversos problemas e dificuldade para falar e mastigar.

Esse mau funcionamento pode ser corrigido com a cirurgia de ATM. Ela trabalha a musculatura, ligamentos ou os ossos da articulação, dependendo da necessidade de cada paciente, para que o conjunto volte a trabalhar em equilíbrio.

Com a cirurgia de ATM é possível, por exemplo, interromper processos inflamatórios, retardar a degeneração da articulação e proporcionar melhores resultados para os tratamentos conservadores, como a fisioterapia e o botox.

Em alguns casos, a cirurgia é feita para fixar próteses nos ossos. Essa é uma alternativa quando houver trauma severo na articulação ou o desgaste já está muito avançado. A seguir, falamos sobre as 2 técnicas de cirurgia de ATM.

Cirurgia Aberta

É a cirurgia convencional, em que o cirurgião faz uma incisão na pele para ter acesso à articulação. É mais invasiva porque há necessidade de um corte maior e isso torna a recuperação um pouco mais delicada em função dos riscos de eventuais complicações.

De toda forma, trata-se de uma técnica eficaz, que possibilita excelentes resultados e leva ao sucesso do tratamento de DTM. Precisa ser realizada em ambiente hospitalar com o paciente sob anestesia geral para sua maior segurança.

Instagram Neo Face

Artroscopia

É uma técnica mais moderna e que permite realizar a cirurgia de ATM com menos invasividade. Não são todos os cirurgiões bucomaxilofaciais que têm experiência nessa técnica, mas é possível encontrar clínicas especializadas nesse procedimento.

Também realizada em ambiente hospitalar e sob anestesia geral, essa cirurgia é feita com o auxílio do artroscópio, que permite visualizar as estruturas internas por meio de uma câmera. O cirurgião faz apenas 2 ou 3 pequenos cortes, suficientes para introduzir os instrumentos. As imagens são transmitidas para um monitor, por isso não é preciso fazer uma incisão grande.

O cirurgião consegue visualizar toda a articulação, localizar o problema e fazer as intervenções necessárias. Os riscos de complicações são mínimos e a recuperação é mais rápida, justamente porque o procedimento é menos invasivo.

Quais são as indicações da cirurgia de ATM?

A cirurgia de ATM é indicada para pacientes que sofreram algum tipo de lesão, como uma fratura, nessa articulação. Também para aqueles que sofrem com disfunções e não alcançaram bons resultados com os tratamentos conservadores.

No caso da artroscopia, a técnica é possível para os pacientes que apresentam comprometimento da articulação, mas não estão em um estágio grave a ponto de necessitar da cirurgia aberta.

De toda forma, a decisão de realizar a artroscopia ou a cirurgia aberta depende do estado atual de alteração da ATM e o que é necessário realizar de procedimento para corrigi-la. Em estágios mais avançados de degeneração da ATM, por exemplo, a artroscopia torna-se menos efetiva. Assim, cada técnica tem suas indicações e ambas são eficazes.

Como é o pós-operatório dessa cirurgia?

O pós-operatório da cirurgia de ATM é considerado intenso, uma vez que o procedimento envolve diversas estruturas da face. O retorno às atividades básicas acontece entre 10 e 20 dias, mas é preciso tomar diversos cuidados para garantir uma boa recuperação.

A alimentação deverá ser adequada para evitar movimentos com a face. É preciso administrar corretamente a medicação e falar apenas quando necessário. As sessões de fisioterapia são muito importantes nesse processo de recuperação, para retorno precoce da função articular e melhora da abertura bucal.

Independentemente do tipo de cirurgia de ATM, não se esqueça da importância de realizar o procedimento com um profissional experiente em uma clínica completa. Assim, você terá o suporte de todos os profissionais que ajudarão na recuperação para garantir o sucesso do tratamento.

Saiba mais detalhes da cirurgia de ATM minimamente invasiva. Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas!

Agendar consulta Neo Face

One thought on “Entenda o que é a cirurgia de ATM e em quais casos é indicada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *