Dor de ouvido e dente do siso: existe alguma relação?

Você sente dor de ouvido constantemente e já descartou problemas comuns na área de otorrinolaringologia (labirintite, otite, entre outros)? Sabia que isso pode ser sinal de problemas com o nascimento dos dentes do siso?

Se ele não nasceu e você tem sentido esse desconforto, é importante realizar uma avaliação com o cirurgião bucomaxilofacial para saber se é, de fato, o nascimento dos sisos que está causando esses problemas. Vamos mostrar, neste artigo, essa relação e tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

O que é dente do siso?

O dente do siso é o terceiro molar. É o último dente a nascer e, normalmente, surge entre os 16 e 20 anos.

Por que o nascimento dos dentes do siso podem ocasionar dor para o paciente?

Durante o período do crescimento dos dentes do siso, ou seja, quando eles se projetam para romper a gengiva, pode ocorrer um processo de dor de ouvido no paciente. Isso acontece porque essa articulação está interligada com a região e com a movimentação que ocorre ali, torna-a mais sensível e dolorosa.

Assim, quando você boceja ou mastiga, é natural que a dor ocorra, porque está tensionando a região. O mesmo ocorre se você tende a ser uma pessoa que faz o “apertamento” da mandíbula ao longo do dia, por estresse ou tensão.

Instagram Neo FacePowered by Rock Convert

Está passando por esse momento? Uma forma de amenizar a dor é aplicar bolsas de água quente no local. Isso pode ser feito até ter a intervenção de um dentista bucomaxilofacial, para analisar se há a necessidade de extrair o siso ou se pode realizar outros tipos de tratamentos para melhorar a sua qualidade de vida.

A dor de ouvido pode ser só por causa do nascimento dos dentes do siso?

Não são apenas as complicações relacionadas com o dente do siso que podem trazer problemas para a sua saúde. Por exemplo, a dor de ouvido pode ser um dos sintomas de problemas na Articulação Temporomandibular (ATM). Esse é um problema muito comum, que atinge, segundo pesquisas, até 75% dos brasileiros.

Ou seja, até mesmo quando você já extraiu o siso, pode ter um tipo de problema com dor de ouvido. Nesse caso, é importante ter uma consulta com um profissional especializado, pois ele será responsável por avaliar a sua situação, realizar os exames necessários e verificar quais procedimentos devem ser feitos para melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Os sinais e sintomas da disfunção de ATM (DTM) mais comuns são:

  • inflamação da articulação;
  • ausência de um dente, o que pode gerar problemas na ATM;
  • dentes posicionados de forma errada;
  • dores causadas por apertamento excessivo da mandíbula (muitas vezes, gerada por excesso de estresse e tensão) e bruxismo, gerando dor miofascial;
  • infecções na região;
  • perda óssea (osteopenia) na região da mandíbula, entre outros.

Se você está sentindo dores de ouvido e já descartou outras causas, pode ser os dentes do siso nascendo ou problemas na ATM. É importante passar em consulta com um cirurgião bucomaxilofacial. Ele saberá identificar a situação e ver qual a melhor abordagem para o seu tratamento.

Agendar consulta Neo FacePowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *