O aparecimento de inchaço na mandíbula pode ser algo simples, entretanto, você deve procurar um especialista caso este inchaço não desapareça, pois pode ser sintoma de algo mais sério, ainda mais se estiver acompanhado de dores e/ou vermelhidão.

Na região da mandíbula o inchaço pode estar ligado a alguns problemas relacionados ao dente, como a inflamação, mas distúrbios mais sérios podem surgir. Por isso, o ideal é sempre ficar atento e buscar a origem.

Para saber mais sobre o que pode ocasionar inchaço na mandíbula, continue a leitura, pois vamos apresentar 5 causas e tratamentos. Confira!

1. Abscesso periodontal

Quando há uma infecção na polpa do dente ou no nervo, surge o abscesso periodontal. As bactérias da infecção se espalham no canal do dente, resultando em um acúmulo de pus, muita dor e também um possível inchaço na área.

É necessário buscar tratamento imediato para que este problema não se agrave. Ele também pode surgir por meio das cáries, por isso visite regularmente o dentista para evitar qualquer incômodo.

2. Bruxismo

O bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes de forma involuntária e inconsciente e é mais comum do que parece. Muitas pessoas rangem os dentes quando tem o nível de estresse alto. Pode acontecer quando a pessoa está acordada ou dormindo. O bruxismo pode causar danos sérios aos dentes e, além disso, é um dos responsáveis pela dor na articulação temporomandibular.

Como tratamento, o ideal é buscar práticas de exercícios para aliviar a tensão, usar placa de mordida feita pelo seu dentista e buscar aconselhamentos para alívio do estresse, que juntamente com o trabalho do dentista, ajuda e muito a melhorar o bruxismo.

Instagram Neo Face

3. Disfunção na articulação temporomandibular

Essa disfunção atinge a articulação temporomandibular e ocasiona muita dor, além disso, a pessoa que sofre dessa disfunção pode sentir estalos na mandíbula ou dificuldade em abrir a boca, cansaço no rosto, dores de cabeça, zumbido nos ouvidos e dores nos músculos da mastigação.

Para tratar dessa disfunção, precisa procurar o auxílio de um dentista especializado para saber qual o melhor tratamento. Geralmente são utilizados analgésicos, relaxantes musculares, algumas técnicas de relaxamento e, dependendo do nível, é necessário passar por uma cirurgia de ATM.

4. Osteomielite

A osteomielite é uma inflamação que atinge principalmente os ossos. Na face, quando atinge a mandíbula resulta em dores, febre e também o inchaço facial.

O tratamento para esta patologia é feito com antibióticos ou dependendo do caso, é necessário passar por cirurgia para retirar as partes dos ossos que foram acometidas pela osteomielite.

5. Tumores odontogênicos

O tumor odontogênico tem sua origem em células que surgem durante o nascimento dos dentes, também é conhecido como mixoma ou neoplasia bucal. Lembrando que esse tumor não é do tipo maligno.

É importante o profissional conhecer as características desses tumores, para que seja identificado no início, iniciando o tratamento o mais breve possível.

Para todas essas situações, um diagnóstico preciso das causas do inchaço na mandíbula é a chave para um tratamento correto. Buscar uma equipe especializada para fazer essas avaliações é imprescindível.

Agendar consulta Neo Face

One thought on “O que é inchaço na mandíbula? Conheça 5 causas e tratamentos!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *