Estalos na abertura ou fechamento da boca: o que isso pode significar

Já sentiu algum estalo na abertura da boca ou quando você mastiga ou boceja? O corpo humano é repleto de articulações que permitem o movimento de dobradiça entre os ossos e, na mandíbula, não é diferente. A articulação responsável pelos movimentos de abertura e fechamento bucais é chamada de ATM (articulação temporomandibular), localizada entre os ossos da mandíbula e temporal do crânio.

Para que esse movimento ocorra de forma livre e sem contato entre os ossos, uma estrutura anatômica muito importante se faz presente, o disco (ou menisco articular). Ele funciona como um amortecedor para as forças que incidem na articulação durante os movimentos, acompanhando toda a trajetória a fim de prevenir lesões e a degeneração das estruturas ali presentes.

Em determinadas ocasiões, esse disco não se encontra na posição ideal para cumprir sua função e acaba não acompanhando a trajetória de movimentos, causando os estalos na abertura ou fechamento da boca.

Continue a leitura e saiba mais sobre as causas, consequências e tratamentos para esse problema!

Quais são as causas de estalo na abertura da boca?

Problemas na ATM

A ATM é uma articulação localizada em nossa mandíbula, nas laterais da cabeça, em frente às orelhas, e é a articulação responsável por abrir e fechar a boca. Alterações ligadas a ela podem gerar diversos sintomas, sendo o estalo ao abrir a boca um dos mais comuns. Com o agravamento do problema, o paciente pode apresentar dores de cabeça, dores no rosto, zumbido nos ouvidos e até dificuldades para mastigar, abrir a boca e falar.

As disfunções da ATM (DTM) podem ser provocadas por fatores diversos, como o bruxismo, más oclusões dentárias (quando não há o contato correto entre os dentes superiores e inferiores), o hábito de roer a unha, problemas com o crescimento da mandíbula, estresse, ansiedade e até restaurações inadequadas, que causam infiltrações nos dentes

Bruxismo

bruxismo é uma desordem caracterizada pela compressão da arcada dentária. O paciente com essa disfunção mantém os músculos faciais sempre contraídos, seja enquanto dorme ou até mesmo durante o dia. O bruxismo diurno, mais conhecido como briquismo, tem como principal característica o apertar dos dentes ao longo do dia. Essa atividade pode ser involuntária ou semi-voluntária, como um tique ou até mesmo um hábito. Já o bruxismo noturno caracteriza-se pelo apertamento dos dentes de forma involuntária, sem que a pessoa o perceba ou o controle.

O bruxismo gera consequências severas, como desgastes dentários, dores de cabeça, dores musculares e problemas na ATM.

Artrite

A inflamação das articulações – a artrite – pode causar danos à cartilagem, tornando os movimentos da mandíbula irregulares, resultando nos estalos.

Além dos estalos, o indivíduo com artrite da ATM pode apresentar limitações na abertura da boca, dor durante os movimentos mandibulares e sensibilidade articular.

Traumas

Uma queda ou acidente na região do maxilar pode causar um deslocamento da mandíbula ou quebra de ossos, que pode levar aos estalos na articulação.

Quais consequências os estalos trazem para os pacientes?

À primeira vista, os estalos ao abrir a boca podem parecer inofensivos. No entanto, com o passar do tempo — e o agravamento da condição —, é normal que alguns sintomas possam surgir.

O maior exemplo disso é a dor, tanto na região do rosto quanto na cabeça (como se fosse uma enxaqueca mesmo). Assim, o ideal é tratar esse sintoma o quanto antes, evitando que ele se agrave e traga prejuízos maiores para a sua saúde.

Outros sintomas podem surgir, como zumbidos e dores nos ouvidos, dores atrás dos olhos, no maxilar e pescoço. Além disso, a mandíbula pode chegar a travar, causando muita dor para a pessoa.

Quais são os tratamentos utilizados para os estalos?

Há vários tipos de tratamento que podem ser utilizados. Eles dependerão da origem do problema e, por isso, devem ser indicados por especialistas no assunto.

Para o bruxismo, o uso de placas oclusais nos dentes para evitar o atrito ou a aplicação da toxina botulínica (conhecida como botox) costumam ser bem úteis.

No caso da ATM, as placas também podem ser utilizadas, assim como medicamentos e fisioterapia. Em alguns casos, no entanto, um procedimento cirúrgico pode ser indicado para resolver a questão. A artroscopia da ATM é um procedimento minimamente invasivo que consiste na inserção de uma câmera por meio de uma incisão cirúrgica, o que permite a visualização das estruturas articulares. Por meio de outra incisão, o cirurgião bucomaxilofacial pode realizar a ação corretiva enquanto acompanha o procedimento por vídeo. Esse tipo de cirurgia permite uma recuperação rápida e um pós-operatório com mais qualidade para o paciente.

Como podemos diminuir esse sintoma no dia a dia?

Há, também, algumas técnicas de relaxamento que podem ser utilizadas para reduzir um pouco a pressão nas articulações e, consequentemente, melhorar um pouco os estalos. Elas envolvem o controle emocional, que normalmente é acompanhado por profissionais ligados à área da saúde mental.

O uso de relaxantes ou analgésicos também pode funcionar super bem. De qualquer forma, essas técnicas devem ser indicadas apenas por profissionais, que irão avaliar o seu caso e recomendar o que é melhor para você.

Os estalos na abertura da boca, de forma isolada, podem não ser um problema. Mas, dependendo da frequência e se associados a outros sintomas, exigem atenção por parte dos pacientes. Por isso, se você lida com esse sintoma, busque a opinião de um especialista e garanta qualidade de vida para o seu futuro.

Gostou deste artigo? Então, você não vai querer perder nenhuma novidade do nosso blog, né? Para ficar sempre por dentro, dê uma olhadinha nas nossas redes sociais: FacebookInstagram . Vemos você por lá!

2 thoughts on “Estalos na abertura ou fechamento da boca: o que isso pode significar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *