Já sentiu algum estalo na abertura da boca? O corpo humano é repleto de articulações que permitem o movimento de dobradiça entre os ossos e, na mandíbula, não é diferente. A articulação responsável pelos movimentos de abertura e fechamento bucais é chamada de ATM (articulação temporomandibular), localizada entre os ossos da mandíbula e temporal do crânio.

Para que esse movimento ocorra de forma livre e sem contato entre os ossos, uma estrutura anatômica muito importante se faz presente, o disco (ou menisco articular). Ele funciona como um amortecedor para as forças que incidem na articulação durante os movimentos, acompanhando toda a trajetória afim de prevenir lesões e a degeneração das estruturas ali presentes.

Em determinadas ocasiões, esse disco não se encontra na posição ideal para cumprir sua função e acaba não acompanhando a trajetória de movimentos, causando os estalos na abertura ou fechamento da boca. Continue a leitura e saiba mais sobre as causas e tratamentos para esse problema!

Quais são as causas de estalo na abertura da boca?

Logo de cara, vamos descobrir quais problemas podem estar relacionados a esse sintoma.

Problemas na ATM

A ATM é uma articulação localizada em nossa mandíbula e é a articulacão responsável por abrir e fechar a boca. Alterações ligadas a ela podem gerar diversos sintomas, sendo o estalo ao abrir a boca um dos mais comuns. Com o agravamento do problema, o paciente pode apresentar dores de cabeça, dores no rosto, zumbido nos ouvidos e até dificuldades para mastigar, abrir a boca e falar.

Bruxismo

O bruxismo é uma desordem caracterizada pela compressão da arcada dentária. O paciente com essa disfunção mantém os músculos faciais sempre contraídos, seja enquanto dorme ou até mesmo durante o dia. O bruxismo gera consequências severas, como desgastes dentários, dores de cabeça, dores musculares e problemas na ATM.

Quais consequências os estalos trazem para os pacientes?

À primeira vista, os estalos ao abrir a boca podem parecer inofensivos. No entanto, com o passar do tempo — e o agravamento da condição —, é normal que alguns sintomas possam  surgir.

Instagram Neo Face

O maior exemplo disso é a dor, tanto na região do rosto quanto na cabeça (como se fosse uma enxaqueca mesmo). Assim, o ideal é tratar esse sintoma o quanto antes, evitando que ele se agrave e traga prejuízos para a sua saúde.

Quais são os tratamentos utilizados para os estalos?

Há vários tipos de tratamento que podem ser utilizados. Eles dependerão da origem do problema e, por isso, devem ser indicados por especialistas no assunto.

Para o bruxismo, o uso de placas nos dentes para evitar o atrito ou a aplicação da toxina botulínica (conhecida como botox) costumam ser bem úteis.

No caso da ATM, as placas também podem ser utilizadas, assim como medicamentos e fisioterapia. Em alguns casos, no entanto, um procedimento cirúrgico pode ser indicado para resolver a questão.

Como podemos diminuir esse sintoma no dia a dia?

Há, também, algumas técnicas de relaxamento que podem ser utilizadas para reduzir um pouco a pressão nas articulações e, consequentemente, melhorar um pouco os estalos. Elas envolvem o controle emocional, que normalmente é acompanhado por profissionais ligados à área da saúde mental.

O uso de relaxantes ou analgésicos também pode funcionar super bem. De qualquer forma, essas técnicas devem ser indicadas apenas por profissionais, que avaliarão o seu caso e verão o que é melhor para você.

Como podemos ver, os estalos na abertura da boca podem significar alguns problemas que exigem atenção por parte dos pacientes. Por isso, se você lida com esse sintoma, busque a opinião de um especialista e garanta qualidade de vida para o seu futuro.

Gostou deste artigo? Então, você não vai querer perder nenhuma novidade do nosso blog, né? Para ficar sempre por dentro, dê uma olhadinha nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. Vemos você por lá!

Agendar consulta Neo Face

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *