A Covid-19 já atingiu mais de 170 países e registrou mais de 335 mil casos confirmados. Mostrou-se, portanto, uma doença de fácil contágio, causando de casos leves a quadros severos, sendo letal para muitos pacientes, principalmente os idosos. Nesse sentido, como cuidar da saúde mental na pandemia?

Não é uma questão fácil de lidar para muita gente, pois estamos falando de um cenário de incertezas, marcado por isolamento social e distanciamento de pessoas próximas.

Quer entender como passar bem a quarentena e, dessa maneira, ficar saudável para retornar à rotina após esse período? Acompanhe nosso post e descubra como se cuidar!

Evite o excesso de informação

É necessário se manter informado na pandemia, acompanhando as medidas sobre a quarentena, notícias sobre formas de contágio e de prevenção da Covid-19. No entanto, ficar ligado nos noticiários o tempo todo pode ser bastante prejudicial, já que são relatados o aumento de casos confirmados, cidades atingidas e mortes.

Então, para não ficar ansioso demais e até em pânico, acesse as notícias uma vez ao dia apenas para saber se há algo diferente sobre a doença.

Invista em seus hobbies

Uma maneira de cuidar da saúde mental durante a pandemia da Covid-19 é dedicar o tempo livre para os seus hobbies. Aproveite para cozinhar, desenhar, pintar um quadro, fazer palavras-cruzadas ou até jogar videogame. O importante é dar um novo rumo para os pensamentos nesses tempos de incerteza.

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Retome projetos deixados de lado

Que tal aproveitar o tempinho livre da quarentena para retomar aqueles projetos que você nunca consegue terminar? Pode ser um bom momento para:

  • começar ou finalizar um livro;
  • arrumar o armário e separar roupas e sapatos em bom estado para doação;
  • organizar as fotos digitais e separar as melhores para imprimir depois;
  • voltar a fazer artesanato;
  • começar a praticar yoga ou meditação em casa;
  • fazer cursos online.

Cuide da sua imunidade

Não é porque estamos em casa que podemos descuidar da saúde e imunidade. Então, priorize cardápios leves, com legumes, verduras, frutas, sucos naturais e beba bastante água. Evite o excesso de bebidas alcoólicas, doces e produtos industrializados.

Não deixe de lado os exercícios físicos: há vários canais na internet com treinos simples para que você movimente o corpo, melhorando sua flexibilidade e postura.

Por último, crie uma rotina para o seu dia e invista em uma boa noite de sono, evitando alimentos pesados próximo da hora de dormir ou exposição excessiva às telas de smartphones e tablets.

Adote uma postura de autoconhecimento

Sabemos que não é fácil lidar com um inimigo que afeta a nossa saúde, por isso esse é o melhor momento para fazer um exercício de autoconhecimento e entender suas emoções, forças, conquistas e motivações. A partir disso, você pode se sentir mais confiante e buscar a melhor forma de passar por esse momento tão atípico que estamos vivendo.

É importante que, além dos cuidados preventivos para evitar a transmissão da Covid-19, as pessoas passem a cuidar da saúde mental durante a pandemia. Uma dica interessante para passar essa fase é acompanhar blogs especializados para adquirir informações de qualidade.

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