O bruxismo é caracterizado pelo apertamento excessivo ou ranger dos dentes, principalmente ao dormir. Por ser um problema que pode acometer crianças, jovens e adultos, é importante fazer visitas periódicas ao dentista para passar por avaliações odontológicas mais específicas.

Tendo isso em vista, vamos apresentar algumas informações sobre o bruxismo. Veja o que é esse problema, como surge e quais os seus principais sintomas. Entenda, ainda, a relevância de identificá-lo precocemente, quais os tratamentos mais utilizados e quais os riscos que ele representa.

Aproveite a leitura!

Afinal, o que é apertamento dos dentes ao dormir?

Também conhecido por bruxismo noturno, esse distúrbio do sono é caracterizado por atos inconscientes de ranger ou de apertar os dentes enquanto a pessoa dorme.

Esse problema precisa ser tratado já que o paciente fica vulnerável a diversas complicações que podem comprometer a sua saúde.

Muitas vezes, surgem problemas associados à retração gengival, desgastes nos dentes e tensão nos músculos da mandíbula, que podem causar dores nas articulações temporomandibulares, dores de cabeça ao acordar e até dificuldades para mastigar.

Para amenizar os impactos do apertamento dos dentes ao dormir, o ideal é procurar um cirurgião-dentista especializado nessa área para analisar os sintomas. Quanto antes é feito o diagnóstico, melhores são os resultados.

Instagram Neo Face

Quais as causas do bruxismo noturno?

Dados apontam que o bruxismo afeta cerca de 40% da população brasileira. Em níveis globais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a taxa de bruxismo no mundo é de 30%. Por isso, a OMS alerta para a importante relação entre bruxismo e saúde mental, já que o estresse e a ansiedade são as causas principais do problema.

Especialistas alertam, também, para outras possíveis causas do bruxismo noturno:

  • tabagismo;
  • hereditariedade;
  • crises de ansiedade;
  • uso excessivo de cafeína;
  • consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • uso de alguns medicamentos, entre outros.

Quais são os tratamentos mais utilizados?

O tratamento mais apropriado depende de um diagnóstico preciso para descobrir a real causa do bruxismo. O nível do problema é avaliado de acordo com o grau de comprometimento dos dentes.

Um tratamento muito aplicado pelos especialistas é a utilização das placas oclusais que podem ser usadas para dormir. A finalidade é promover um ajuste que impeça a pessoa de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Porém, embora a placa ajude a melhorar o problema, ela não é uma cura. Muitas vezes as causas são multifatoriais e precisam ser tratadas em conjunto com outros especialistas.

Outro tratamento possível é a aplicação de toxina botulínica nos músculos responsáveis pela mastigação, fazendo com que a força da contração muscular diminua e, portanto, alivie o apertamento e o ranger dos dentes.

Por fim, vale frisar a importância de contar com um profissional qualificado para uma avaliação precisa, diagnóstico correto e tratamento adequado. Logo, as visitas regulares ao dentista são a forma mais segura de prevenir e tratar problemas como o apertamento dos dentes ao dormir.

Continue navegando em nosso blog e veja mais artigos sobre saúde e bem-estar bucal.

Agendar consulta Neo Face

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.