O bruxismo é caracterizado pelo apertamento excessivo ou ranger dos dentes, principalmente ao dormir. Por ser um problema que pode acometer crianças, jovens e adultos, é importante fazer visitas periódicas ao dentista para passar por avaliações odontológicas mais específicas.
Tendo isso em vista, vamos apresentar algumas informações sobre o bruxismo. Veja o que é esse problema, como surge e quais os seus principais sintomas. Entenda, ainda, a relevância de identificá-lo precocemente, quais os tratamentos mais utilizados e quais os riscos que ele representa.
Aproveite a leitura!
Afinal, o que é apertamento dos dentes ao dormir?
Também conhecido por bruxismo noturno, esse distúrbio do sono é caracterizado por atos inconscientes de ranger ou de apertar os dentes enquanto a pessoa dorme.
Esse problema precisa ser tratado já que o paciente fica vulnerável a diversas complicações que podem comprometer a sua saúde.
Muitas vezes, surgem problemas associados à retração gengival, desgastes nos dentes e tensão nos músculos da mandíbula, que podem causar dores nas articulações temporomandibulares, dores de cabeça ao acordar e até dificuldades para mastigar.
Para amenizar os impactos do apertamento dos dentes ao dormir, o ideal é procurar um cirurgião-dentista especializado nessa área para analisar os sintomas. Quanto antes é feito o diagnóstico, melhores são os resultados.
Quais as causas do bruxismo noturno?
Dados apontam que o bruxismo afeta cerca de 40% da população brasileira. Em níveis globais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a taxa de bruxismo no mundo é de 30%. Por isso, a OMS alerta para a importante relação entre bruxismo e saúde mental, já que o estresse e a ansiedade são as causas principais do problema.
Especialistas alertam, também, para outras possíveis causas do bruxismo noturno:
- tabagismo;
- hereditariedade;
- crises de ansiedade;
- uso excessivo de cafeína;
- consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- uso de alguns medicamentos, entre outros.
Quais são os tratamentos mais utilizados?
O tratamento mais apropriado depende de um diagnóstico preciso para descobrir a real causa do bruxismo. O nível do problema é avaliado de acordo com o grau de comprometimento dos dentes.
Um tratamento muito aplicado pelos especialistas é a utilização das placas oclusais que podem ser usadas para dormir. A finalidade é promover um ajuste que impeça a pessoa de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Porém, embora a placa ajude a melhorar o problema, ela não é uma cura. Muitas vezes as causas são multifatoriais e precisam ser tratadas em conjunto com outros especialistas.
Outro tratamento possível é a aplicação de toxina botulínica nos músculos responsáveis pela mastigação, fazendo com que a força da contração muscular diminua e, portanto, alivie o apertamento e o ranger dos dentes.
Por fim, vale frisar a importância de contar com um profissional qualificado para uma avaliação precisa, diagnóstico correto e tratamento adequado. Logo, as visitas regulares ao dentista são a forma mais segura de prevenir e tratar problemas como o apertamento dos dentes ao dormir.
Continue navegando em nosso blog e veja mais artigos sobre saúde e bem-estar bucal.