A dor do dente do siso é realmente muito incômoda. Como os terceiros molares são os últimos dentes a nascer, geralmente na adolescência, costumam ser popularmente chamados de “dentes do juízo”. O grande problema, nesse caso, é que muitas vezes eles surgem quando já não existe espaço suficiente na boca para que fiquem bem posicionados.

Mas saiba, no entanto, que essa dor não é uma regra. Cada pessoa reage de uma maneira diferente e algumas nem chegam a ter o dente do siso. Agora, quando eles estão mal posicionados e causam incômodos, as consequências vão desde cáries até desenvolvimento de cistos e tumores.

Quer saber como aliviar a dor de dente do siso até consultar um profissional especializado? Leia este artigo e veja 4 dicas essenciais.

1. Use enxaguante bucal

Mesmo que você esteja sentindo bastante dor, é fundamental reforçar a higiene bucal. Então, além de ter uma escova de dentes macia, que não agrida mucosa que envolve o dente do siso, e um bom creme dental, também se mostra importante usar enxaguante bucal. Dê preferência a opções com ações antifúngicas e bactericidas com ação borbulhante.

Assim, a limpeza fica em dia e o enxaguante ainda ajuda no processo de aliviar o desconforto e promover a cicatrização. Isso porque nem sempre é possível consultar um cirurgião dentista no mesmo momento em que a dor aparece. Porém, a combinação de higiene com a aplicação de medicamentos tópicos é reconfortante.

2. Faça compressas quentes ou frias

As fontes de calor promovem o relaxamento e alívio da dor e de sensações latejantes do dente do siso. Uma boa alternativa, nesse caso, é usar bolsas de água quente nos terceiros molares em intervalos estratégicos. No entanto, tenha cuidado para não colocar excesso de peso em cima da região dolorida.

Instagram Neo Face

Outro ponto importante é avaliar quais são os sintomas com cuidado. Muita gente se engana ao falar que dor de dente é tudo igual. Verifique se existem feridas ou sangramentos no dente que apresenta a dor para tomar medidas adequadas. Caso seja essa a situação, o melhor é fazer compressas frias para que o gelo ajude a interromper a inflamação.

3. Evite alimentos ácidos

Os alimentos ácidos em excesso são prejudiciais aos dentes em situações normais. Quando se trata de aliviar a dor de dente siso, então a questão fica ainda mais complicada. A acidez de alguns itens, como vinho ou limão, deixam a região ainda mais sensível, pois aceleram o processo de desmineralização do esmalte dentário. Como resultado, a camada protetora que o reveste fica ainda mais fragilizada.

4. Aposte em água morna e sal

Você, certamente, já deve ter ouvido de uma avó para fazer bochecho com água morna e sal, não é mesmo? Saiba que esse costume é bastante eficaz em um alívio momentâneo até que o paciente consiga procurar ajuda do profissional. O motivo é que o sal funciona como uma espécie de agente que elimina possíveis infecções e a água morna drena os fluídos e reduz a pressão no local.

Dessa maneira, o segredo para que a mistura funcione é fazer com que ela entre em contato com o dente do siso. Realize o bochecho de hora em hora durante cerca de 30 segundos e cuspa a solução. Em alguns casos, a mistura pode ser incrementada com própolis, que tem propriedades antissépticas, analgésicas e anti-inflamatórias.

Pronto! Agora você já sabe como aliviar a dor de dente siso até a consulta com um cirurgião dentista. O mais importante é receber a avaliação de um profissional de confiança e verificar a necessidade de extração. Afinal, além das dores características do siso, o dente também pode estar com outros problemas, como cáries ou doenças gengivais, que exigem atenção especial.

Gostou das informações do artigo? Então nos siga no Facebook e Instagram para receber outras informações interessantes sobre saúde bucal.

Agendar consulta Neo Face

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *