A dor do dente do siso é realmente muito incômoda. Como os terceiros molares são os últimos dentes a nascer, geralmente na adolescência, costumam ser popularmente chamados de “dentes do juízo”. O grande problema, nesse caso, é que muitas vezes eles surgem quando já não existe espaço suficiente na boca para que fiquem bem posicionados.

Mas saiba, no entanto, que essa dor não é uma regra. Cada pessoa reage de uma maneira diferente e algumas nem chegam a ter o dente do siso. Agora, quando eles estão mal posicionados e causam incômodos, as consequências vão desde cáries até desenvolvimento de cistos e tumores.

Quer saber como aliviar a dor de dente do siso até consultar um profissional especializado? Leia este artigo e veja 4 dicas essenciais.

1. Use enxaguante bucal

Mesmo que você esteja sentindo bastante dor, é fundamental reforçar a higiene bucal. Então, além de ter uma escova de dentes macia, que não agrida mucosa que envolve o dente do siso, e um bom creme dental, também se mostra importante usar enxaguante bucal. Dê preferência a opções com ações antifúngicas e bactericidas com ação borbulhante.

Assim, a limpeza fica em dia e o enxaguante ainda ajuda no processo de aliviar o desconforto e promover a cicatrização. Isso porque nem sempre é possível consultar um cirurgião dentista no mesmo momento em que a dor aparece. Porém, a combinação de higiene com a aplicação de medicamentos tópicos é reconfortante.

2. Faça compressas quentes ou frias

As fontes de calor promovem o relaxamento e alívio da dor e de sensações latejantes do dente do siso. Uma boa alternativa, nesse caso, é usar bolsas de água quente nos terceiros molares em intervalos estratégicos. No entanto, tenha cuidado para não colocar excesso de peso em cima da região dolorida.

Outro ponto importante é avaliar quais são os sintomas com cuidado. Muita gente se engana ao falar que dor de dente é tudo igual. Verifique se existem feridas ou sangramentos no dente que apresenta a dor para tomar medidas adequadas. Caso seja essa a situação, o melhor é fazer compressas frias para que o gelo ajude a interromper a inflamação.

3. Evite alimentos ácidos

Os alimentos ácidos em excesso são prejudiciais aos dentes em situações normais. Quando se trata de aliviar a dor de dente siso, então a questão fica ainda mais complicada. A acidez de alguns itens, como vinho ou limão, deixam a região ainda mais sensível, pois aceleram o processo de desmineralização do esmalte dentário. Como resultado, a camada protetora que o reveste fica ainda mais fragilizada.

4. Aposte em água morna e sal

Você, certamente, já deve ter ouvido de uma avó para fazer bochecho com água morna e sal, não é mesmo? Saiba que esse costume é bastante eficaz em um alívio momentâneo até que o paciente consiga procurar ajuda do profissional. O motivo é que o sal funciona como uma espécie de agente que elimina possíveis infecções e a água morna drena os fluídos e reduz a pressão no local.

Dessa maneira, o segredo para que a mistura funcione é fazer com que ela entre em contato com o dente do siso. Realize o bochecho de hora em hora durante cerca de 30 segundos e cuspa a solução. Em alguns casos, a mistura pode ser incrementada com própolis, que tem propriedades antissépticas, analgésicas e anti-inflamatórias.

Pronto! Agora você já sabe como aliviar a dor de dente siso até a consulta com um cirurgião dentista. O mais importante é receber a avaliação de um profissional de confiança e verificar a necessidade de extração. Afinal, além das dores características do siso, o dente também pode estar com outros problemas, como cáries ou doenças gengivais, que exigem atenção especial.

Gostou das informações do artigo? Então nos siga no Facebook e Instagram para receber outras informações interessantes sobre saúde bucal.

One thought on “4 dicas para aliviar a dor de dente do siso e saber quando procurar um profissional”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *