Dor. Uma palavra simples, mas com tantos significados. Ela pode representar uma ferida emocional, uma pancada aguda em alguma região do corpo ou uma sensação constante e incapacitante, que atrapalha o nosso dia a dia e diminui a nossa produtividade geral. Um bom exemplo disso é a dor na articulação temporomandibular (ATM).
Essa sensação pode ocorrer em várias regiões da cabeça e da face, como nas têmporas (os lados da testa), na própria testa, no pescoço e ouvido. Ela é mais frequente de manhã ao acordar, mas também pode acontecer em qualquer momento do dia, especialmente quando fazemos algum esforço, como mastigar.
Mas, então, o que devemos fazer ao sentir esse tipo de desconforto? A seguir, confira algumas dicas para manter esse incômodo bem longe do seu cotidiano e minimizar ou acabar com esse problema. Boa leitura!
O que é a articulação temporomandibular (ATM)?
A ATM é a articulação que une a nossa mandíbula a dois outros ossos, localizados em nossas têmporas. Ela é bastante complexa e muito utilizada tanto para a mastigação quanto para a fala.
Quais são as causas dessa dor?
Muitas questões podem gerar esse tipo de problema. As mais comuns são:
- fatores emocionais, que fazem com que a pessoa “trave” a mandíbula com muita frequência;
- bruxismo (ranger dos dentes durante à noite);
- alterações dentárias;
- traumas na região, entre outros.
O que fazer ao sentir dor na articulação temporomandibular?
Agora, veremos algumas dicas para reduzir esse desconforto!
Tome medicamentos
O uso de medicamentos analgésicos (que aliviam a dor) e anti-inflamatórios (que reduzem a inflamação) são boas estratégias para quem lida com essa dor. Algumas vezes, fazer o uso de relaxantes musculares também pode ser útil para diminuir a pressão exercida na articulação. Lembrando que o uso dos medicamentos deve ser feito com cautela e, no caso dos sintomas persistirem, é necessário consultar o seu médico.
Faça uma compressa gelada
As compressas geladas são muito úteis nos casos agudos de dor, pois diminuem a circulação sanguínea na região e, consequentemente, fazem com que a sensação de inflamação seja reduzida instantaneamente.
Peça ajuda especializada
Caso nada resolva, é hora de buscar ajuda especializada. O profissional responsável pelo tratamento da ATM é o cirurgião bucomaxilofacial. Assim, agende uma consulta o quanto antes. Após a realização de uma avaliação clínica detalhada e exames de imagem, ele poderá ajudá-lo com as melhores soluções para o seu caso.
Há algum tipo de cirurgia para esse desconforto?
Em alguns casos, a realização de um procedimento cirúrgico conhecido como artroscopia de ATM pode ser indicada para solucionar o problema. Esse é um procedimento pouco invasivo e bem seguro, sendo um dos principais tratamentos para essas dores.
No pós-operatório, é possível que o paciente continue sentindo algum desconforto na região. Aqui, as dicas são as mesmas: em caso de dor, utilize medicamentos (previamente liberados pelo seu médico ou dentista), faça compressas e busque auxílio caso seja necessário.
E não se esqueça: sempre converse abertamente com o responsável pelo seu acompanhamento e tire as suas dúvidas!
Agora que você sabe como proceder em caso de dor na articulação temporomandibular, não perca tempo. Procure sempre por um especialista e resolva a situação o quanto antes.
Se você gostou desse artigo, compartilhe nas mídias sociais. E continue acompanhando o blog da Neo Face.