Dor. Uma palavra simples, mas com tantos significados. Ela pode representar uma ferida emocional, uma pancada aguda em alguma região do corpo ou uma sensação constante e incapacitante, que atrapalha o nosso dia a dia e diminui a nossa produtividade geral. Um bom exemplo disso é a dor na articulação temporomandibular (ATM).

Essa sensação pode ocorrer em várias regiões da cabeça e da face, como nas têmporas (os lados da testa), na própria testa, no pescoço e ouvido. Ela é mais frequente de manhã ao acordar, mas também pode acontecer em qualquer momento do dia, especialmente quando fazemos algum esforço, como mastigar.

Mas, então, o que devemos fazer ao sentir esse tipo de desconforto? A seguir, confira algumas dicas para manter esse incômodo bem longe do seu cotidiano e minimizar ou acabar com esse problema. Boa leitura!

O que é a articulação temporomandibular?

É a articulação que une a nossa mandíbula a dois outros ossos, localizados em nossas têmporas. Ela é bastante complexa e muito utilizada tanto para a mastigação quanto para a fala.

Quais são as causas dessa dor?

Muitas questões podem gerar esse tipo de problema. As mais comuns são:

  • fatores emocionais, que fazem com que a pessoa “trave” a mandíbula com muita frequência;
  • bruxismo;
  • alterações dentárias;
  • traumas na região, entre outros.

O que fazer ao sentir dor na articulação temporomandibular?

Agora, veremos algumas dicas para reduzir esse desconforto!

Tome medicamentos

O uso de medicamentos analgésicos (que tiram a dor) e anti-inflamatórios (que reduzem a inflamação) são boas estratégias para quem lida com essa dor. Algumas vezes, fazer o uso de relaxantes musculares também pode ser útil para diminuir a pressão exercida na articulação.

Para a sua segurança não faça a automedicação, ou seja, não tome medicamentos por conta própria, sem orientação ou prescrição de um profissional de saúde habilitado.

Faça uma compressa gelada

As compressas geladas são muito úteis nos casos agudos de dor, pois diminuem a circulação sanguínea na região e, consequentemente, fazem com que a sensação de inflamação seja reduzida instantaneamente.

Peça ajuda especializada

Caso nada resolva, é hora de buscar ajuda especializada. Entre em contato com cirurgião bucomaxilofacial e agende uma consulta o quanto antes. Após a realização de uma consulta detalhada, avaliação clínica e exames de imagem, ele poderá ajudá-lo com as melhores soluções para o seu caso.

Há algum tipo de cirurgia para esse desconforto?

Em alguns casos, a realização de um procedimento cirúrgico conhecido como artroscopia de ATM pode ser indicada para solucionar o problema. Esse é um procedimento pouco invasivo e bem seguro, sendo uma das principais tendências para lidarmos com essas dores.

No pós-operatório, é possível que o paciente continue sentindo algum desconforto na região. Aqui, as dicas são as mesmas: em caso de dor, utilize medicamentos (previamente liberados pelo seu médico ou dentista), faça compressas e busque auxílio caso seja necessário.

E não se esqueça: sempre converse abertamente com o responsável pelo seu acompanhamento e tire as suas dúvidas!

Gostou de saber o que fazer para reduzir a dor na articulação temporomandibular? Agora que você já conhece mais sobre esse problema e viu as dicas, não fique parado sofrendo com essa situação. É possível se sentir bem desde que você procure o auxílio de quem realmente entende do assunto!

Ficou com alguma dúvida? Então, não perca tempo e fale com a gente pelos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.